sexta-feira, 14 de maio de 2010

Sony abre as portas do mundo 3D

Da televisão às fotografias, a estratégia da Sony passa por levar as três dimensões a todos os aspectos do entretenimento.

Televisão, jogos, desporto e até fotografia. A Sony quer que o 3D (três dimensões) faça parte do entretenimento das famílias e está a preparar uma série de lançamentos totalmente direccionados para o universo tridimensional. "O 3D é uma nova revolução. É como passar da televisão a preto-e-branco para a televisão a cores, permitindo uma experiência totalmente diferente", disse Pedro Navarrete, director-geral da Sony para Portugal e Espanha, na apresentação da estratégia da tecnológica, em Madrid. "Estamos empenhados em liderar esta transição", iniciada no cinema por filmes como ‘Avatar', de James Cameron.

A Sony garante a passagem do 3D para as salas dos consumidores com a mesma qualidade do cinema. O lançamento das televisões da marca em Portugal está agendado para o início de Junho. Concorrentes como a Panasonic e a Samsung já têm os seus equipamentos disponíveis para venda em Portugal. "Estimamos que, no prazo de quatro anos, 40% das televisões do lar, na gama de 40 polegadas, serão 3D", acrescenta o responsável da Sony. Os óculos da Sony são activos, ou seja, alternam entre os dois conjuntos de imagens que permitem o 3D, controlando o que cada olho vê. Esta tecnologia permite uma melhor visualização, em televisão, que a dos tradicionais óculos passivos.

A Sony não vai, para já, lançar a gama de 32 polegadas em 3D, reservando essa aposta para mais tarde. A justificação é simples: "as televisões mais pequenas estão sobretudo nos quartos das famílias ou são usadas para videojogos e não serão as primeiras a ser substituídas".

Contudo, a Sony não deixou de lado o segmento de jogos, apostando no lançamento de novos produtos para a Playstation em 3D. Também o ‘home cinema' conhecerá uma nova dimensão de entretenimento, com leitores ‘blu-ray' que suportam o 3D. A aposta passa ainda por máquinas fotográficas e de filmar que captem imagens tridimensionais, permitindo a transmissão, em 3D, na televisão do consumidor.

"Queremos começar já", frisou Pedro Navarrete. Por isso, a Sony fez uma parceria com a operadora Sogecable, em Espanha, para a transmissão em 3D de 25 jogos do Mundial de Futebol na África do Sul. "Dez destes jogos serão transmitidos em directo", garantiu o responsável. O Mundial servirá como rampa de lançamento para a introdução do 3D nos hábitos de entretenimento das famílias. O principal "senão" é a necessidade dos óculos para três dimensões em todas as vertentes deste entretenimento, desde os filmes aos jogos. Cada par de óculos custará, em média, 100 euros e, no caso da Sony, os óculos não serão compatíveis com as televisões de outras marcas.


Câmaras fotográfias
As fotografias ou filmes digitais também podem conhecer uma nova dimensão com a tecnologia 3D.A Sony defende que esta é a última tendência do entretenimento e vai apostar em equipamentos que permitam a captação de imagem quer em 2D quer em 3D, para que depois estas imagens possam ser transmitidas nas novas televisões com tecnologia a três dimensões. Basta, para esse efeito, usar os óculos enquanto relata as suas férias aos amigos.

Filmes em vários formatos
Além da nova tendência do cinema, popularizada com o filme ‘Avatar', a Sony quer recuperar alguns clássicos nos filmes infantis e, por isso mesmo, fitas como o "Monster's House" vão conhecer uma nova versão, tridimensional. Por outro lado, nos primeiros meses de venda, a Sony vai vender as suas televisões com um filme de oferta, para que os consumidores possam vem em 3D. É que, no que toca à produção de conteúdos, a oferta continua a ser bastante escassa.

Filmagens profissionais
Para filmes 3D são precisas câmaras de filmar profissionais a três dimensões. A fabricante vai lançar uma gama específica neste segmento e serão estas câmaras que acompanharão o Mundial de futebol da África do Sul, que depois será transmitido através da Sogecable em Espanha. A Sony vai transmitir 25 jogos, sendo dez deles exibidos em directo. Em Portugal, o Meo, da Portugal Telecom, já apresentou os principais jogos do Estoril Open em 3D.

Cinema em casa
Se os leitores de DVD não estiverem preparados para ler filmes em 3D, de pouco serve a tecnologia presente na televisão, especialmente numa altura em que os conteúdos ainda são escassos. A fabricante nipónica vai lançar uma série de leitores ‘blu ray' com alta definição total, que permitirão a transmissão de filmes, quer em 3D quer em 2D. Para a tridimensionalidade precisa dos óculos activos que a Sony vende em separado, enquanto que para o 2D não necessita de óculos.

Jogos para Playstation
A Playstation é um ‘gadget' incontornável em casa de muitos consumidores e existem já algumas versões de jogos que suportam 3D.A Sony está também a preparar outros lançamentos de jogos já que considera que este segmento conhecerá um grande desenvolvimento com o 3D, que marcará a tendência nos vídeojogos. "Wipeout", "SuperStardust", "Motor Storm Pacific Rift" e "Pain" são os jogos que, para já, vão conhecer uma versão em 3D.

  • A concorrência:

Panasonic Viera
A Panasonic foi a primeira a introduzir no mercado as televisões 3D no final de Abril deste ano. A marca quer ser o maior fabricante de electrónica de consumo em 2018, com o empurrão da tecnologia de imagem tridimensional. O 3D deverá chegar a câmaras de vídeo, conteúdos audiovisuais, jogos e ainda aos telemóveis.

Samsung C7000
A proposta de televisões 3D da Samsung permitem a conversão de imagens 2D em 3D, segundo anunciou a fabricante. Os equipamentos, da série C7000, em plasma e LCD, já estão disponíveis no mercado nacional, juntamente com os óculos especiais. A fabricante está a apostar também nos leitores ‘blu-ray' 3D e em telemóveis que permitem esta tecnologia.

LG Infinia
A TV 3D da fabricante só chega a Portugal em Junho. Os modelos da série Infinia estão disponíveis em plasma e LCD Full LED Sl. A marca avançou ainda com uma parceria com a Xbox da Microsoft para jogos 3D nesta consola.

Fonte Economico

Multifuncionais Canon ganham três novos modelos

SÃO PAULO – A marca de produtos de informática Elgin Info Products apresenta três novos formatos de impressoras multifuncionais Cânon. Com tecnologia jato de tinta, os modelos MX320, MP490 e MP250, todas da geração PIXMA, oferecem resolução de impressão de 4800 X 1200 dpi e funções de scanner e copiadora.

Canon PIXMA MX320 – Modelo ideal para quem precisa de muitas funções em um único aparelho. Oferece velocidade de impressão de 7.5 ipm para páginas em preto e 4.5 ipm em cores. A interface Pictbridge permite conexão direta com câmeras digitais compatíveis, sem necessidade de conexão com um computador. E a impressão de fotos 10 X 15cm é feita em 45 segundos. O modelo tem também função de fax com alimentador automático de folhas e memória de aproximadamente 50 páginas. O equipamento custa em média R$ 379.

Canon PIXMA MP490 – O diferencial dessa multifuncional é o visor LCD de 1,8” que promete nítida visualização na hora de imprimir fotos e imagens. A impressão de fotos no tamanho 10 X 15 cm leva 43 segundos. O equipamento também possui entrada para cartões de memória e alimentador automático para até 100 folhas. E pode ser encontrado a partir de R$ 349.

Canon PIXMA MP250 – oferece impressão de fotos 10X 15cm em 56 segundos. Realiza impressões em tamanhos variados de papel (A4, B5, A5) e diversos tipos incluindo, por exemplo, papel fotográfico, envelopes, adesivos, transparências, entre outros. A resolução do scanner é de 1200 X 600dpi. O preço médio sugerido é de R$ 249.
Fonte : PanoramaBrasil

HP anuncia o seu primeiro mini computador táctil

Com apenas 1,2 kg, o Mini 5120 é o primeiro computador com ecrã táctil a ser lançado por esta marca.

Com esta opção de ecrã táctil aos utilizadores vão poder navegar por aplicações, menus e sites mediante um simples toque do dedo. Depois de aplicar esta característica nos seus computadores de secretária, é agora a vez da HP alargar esta opção aos modelos da série mini, um sucesso de vendas desta marca. A HP teve um volume de vendas de 371 milhões de euros em 2008, sendo a sua quota de mercado de de 39,7% no que toca a computadores de secretária e 20,4% no que toca aos portáteis.


4 Razões para ter cartão de visita!